Postado em 13 de Janeiro de 2015 às 22h54

Treinamento funcional

Treinamento Funcional (4)
Academia Corpo e Forma Novo Conteúdo 01 A principal característica é realizar a convergência das habilidades biomotoras fundamentais do ser humano, para produção de movimentos mais eficientes. A vantagem...

A principal característica é realizar a convergência das habilidades biomotoras fundamentais do ser humano, para produção de movimentos mais eficientes.

A vantagem deste método é atender tanto o indivíduo mais condicionado como o menos condicionado, criando um ambiente dinâmico de treino.

Com esse propósito, o treinamento funcional foi criado nos Estados Unidos por diferentes autores e vem sendo muito bem difundido no Brasil, ganhando inúmeros praticantes. Tem como princípio preparar o organismo de maneira íntegra, segura e eficiente através do centro corporal, chamado nesse método por Core.

Vários dos objetivos desse método de exercício representam uma volta a utilização dos padrões fundamentais do movimento humano, como empurrar, puxar, agachar, girar, lançar, entre outros, envolvendo a integração do corpo todo para gerar um gesto motor específico em diferentes planos de movimento.

Essa visão abrangente permite que o treinamento funcional atinja o objetivo de controlar o sistema músculo-esquelético, sem abrir mão do aperfeiçoamento do sistema sensório-motor e proprioceptivo, geralmente esquecido pelos treinamentos convencionais.

Além disso, a postura do corpo humano é controlada diretamente através desses órgãos sensitivos, que tem entre suas principais funções a regularização do equilíbrio e a orientação do corpo no ambiente. No entanto, esse treinamento visa aprimorar ou resgatar a eficiência do movimento humano para atividades do cotidiano.

O programa de exercícios funcionais traz vários benefícios, tanto ao corpo como também a mente. Pensando nisso, alguns dos muitos benefícios do método são:

  • Desenvolvimento da consciência sinestésica e controle corporal
  • Melhoria da postura
  • Melhoria do equilíbrio muscular
  • Diminuição da incidência de lesão
  • Melhoria do desempenho atlético
  • Estabilidade articular, principalmente da coluna vertebral
  • Aumento da eficiência dos movimentos
  • Melhoria do equilíbrio estático e dinâmico
  • Melhoria da força, coordenação motora
  • Melhoria da resistência central (cardiovascular) periférica (muscular)
  • Melhoria da lateralidade corporal
  • Melhoria da flexibilidade e propriocepção; entre outras qualidades necessárias e indispensáveis para a eficiência diária e esportiva.

Venha conhecer e se apaixonar. A academia Corpo e Forma também atende empresas oferecendo o trabalho de Ginástica Laboral.

O treinamento funcional é indicado para todos que desejam praticar uma atividade física, como também é muito indicado para atletas de diversas modalidades, priorizando sua alta performance.

Quer participar do programa? Entre em contato:

Nome
E-mail
Telefone
Mensagem
Resolva :

Veja também

balanço energetico negativo = perda de gordura corporal09/02/17 Um dos pontos de partida mais importante que você deve ter em mente ao iniciar um programa de atividades físicas orientados para o emagrecimento é lembrar sempre do seu balanço energético, ou seja, o equilíbrio entre aquilo que você consome e aquilo que você gasta com exercícios físicos. Todo dia você tem uma nova oportunidade de manter este......
Massa magra X Massa muscular X Massa gorda25/01/17 Leandro Galende, bacharel em Esportes e coordenador da Academia Iniciação 2000, explica que, seguindo o padrão de modelo clássico da avaliação da composição corporal, a massa gorda é composta pelo......
Uma Incrível Forma de Perder Peso Sem Passar Horas na Academia!01/06/16 RPM ™ é um treino de ciclismo, que proporciona o máximo de resultados com o mínimo impacto sobre as articulações. Sintonize-se com alguma grande música como seu instrutor leva você a uma viagem de......

Voltar para Blog