Postado em 16 de Fevereiro de 2017 às 08h57

POR QUE PRATICAR RPM?

Academia Corpo e Forma POR QUE PRATICAR RPM? CONHEÇA UM POUCO SOBRE A MODALIDADE... Comecemos pelo princípio…o que é o RPM? R(raw) P(power) M(motion) é um treino de ciclismo indoor onde se pedala...

POR QUE PRATICAR RPM?

CONHEÇA UM POUCO SOBRE A MODALIDADE...

Comecemos pelo princípio…o que é o RPM?

R(raw) P(power) M(motion) é um treino de ciclismo indoor onde se pedala ao ritmo de músicas poderosas e onde nós fazemos à estrada na companhia de um grupo, liderado por um professor (a) que vai inspirar e transmitir sensações para percorrermos um terreno com montes, planícies, picos montanhosos, contra-relógios e treino intervalado.

Quais as vantagens de participar nas aulas de RPM?

O RPM queima muitas calorias durante e após a aula – estudos demonstram que o RPM faz despender em média 600 a 700 Kcal por aula no formato de 45min.
O RPM aumenta a nossa capacidade cardio-respiratória – está demonstrado que no RPM o treino é situado num espectro de intensidade entre os 65 e os 90% da FCmax teórica (220 – idade), e estes são os valores que estão de acordo com a ACSM (American College of Sports Medicine) para um treino cardiorrespiratório eficiente. Este aumento da capacidade cardiovascular traz ainda outros benefícios como a redução da pressão arterial, aumento do HDL (Colesterol Bom), diminuição do colesterol total, melhoria da função cardíaca, diminuição da frequência cardíaca de repouso, maior mobilização e utilização da gordura corporal.
O RPM aumenta a nossa massa magra melhorando a força muscular e a resistência – aumentar a definição muscular é um dos grandes resultados do RPM, consequente do aumento da massa magra (isenta de gordura) e da diminuição da massa gorda total. Ao fazer RPM não se conseguem grandes aumentos de massa muscular. Em vez disso alcançamos uma massa muscular mais forte e mais resistente.
Para participar numa aula de RPM™ não é necessária grande coordenação motora e/ou movimentos complexos, “basta” entrar no ritmo e acompanhar as cadências.
O RPM ajuda na libertação de endorfinas proporcionando uma sensação de bem estar e de “missão cumprida” após a aula – formas de movimento que interpretam musica, não têm só benefícios físicos, mas também efeitos emocionais terapêuticos. Realizar exercício nestas condições e num ambiente de grupo é motivante e faz-nos sentir energizados.
Todos os benefícios para a nossa saúde, dependem da frequência e da intensidade com que aparecemos nas aulas. 

Veja também

EVITE AS DORES NO JOELHO – FIQUE ATENTO AOS DETALHES!07/02/17 A razão de força entre agonista e antagonista fornece informação significativa sobre o equilíbrio muscular desta articulação, sendo fator importante na detecção de alterações musculoesqueléticas, na orientação de medidas preventivas e na implementação de programas de treinamento específicos, em......
Massa magra X Massa muscular X Massa gorda25/01/17 Leandro Galende, bacharel em Esportes e coordenador da Academia Iniciação 2000, explica que, seguindo o padrão de modelo clássico da avaliação da composição corporal, a massa gorda é composta pelo......

Voltar para Blog